7 dicas simples para economizar nas compras

escrito por - 10:00:00



O ano está acabando e nessa reta final a gente começa a se organizar financeiramente para o ano seguinte. Se em 2019 você não conseguiu economizar em nada, gastou mais do que devia e agora está pensando em melhorar em 2020, o post de hoje vai te ajudar! Separei 7 dicas simples que vão te fazer economizar nas compras e gastar da melhor forma o seu dinheiro:

1- Ter objetivo e foco.

Por que você quer economizar? Qual é seu objetivo? Eu comecei a ter mais consciência do quanto eu não tinha controle para comprar coisas quando comecei a acompanhar canais no Youtube que falam sobre finanças pessoais (principalmente o Me Poupe!). Vi que todas as vezes que comprei algo desnecessário, ou quando comprava na pressa sem pesquisar nada, estava deixando de pensar em mim e que minha vida financeira poderia estar muito melhor se eu focasse em cuidar disso. 

Me interessei por tudo de organização financeira e passei a querer economizar para investir. Esse é o meu objetivo, e toda vez que eu compro eu penso "será que eu preciso disso agora?", "se eu economizar um valor 'X' posso investir mais esse mês" e foco nisso.

2- Comparar preços. 

Geralmente só comparamos o preço de coisas mais caras (celular, notebook, etc.), mas até mesmo nas maquiagens, acessórios e outras coisas mais baratas, dar uma olhadinha e comparar antes de comprar pode ajudar muito. Para economizar é importante saber ter paciência para ir em uma loja, depois em outra, outra... e mais outra! Por isso se for comprar algo em loja física, vá as compras quando tiver tempo. 

Nas compras online, mesmo que o preço pareça bom no primeiro site que você encontrou, pesquise em outros sites também. Às vezes uma loja online tem um preço até considerado bom, mas quando olhamos o frete percebemos que não é tão vantajoso assim, e pesquisando você pode encontrar um preço mais em conta. 

3- Usar cupons de desconto sempre que possível.

Praticamente todo mundo que compra online sabe que existe cupom de desconto, mas tem gente que só lembra de usar em uma compra ou outra, não costuma pesquisar os descontos, a não ser para itens mais caros. Imagina quanto dinheiro a menos seria gasto se em todas as suas compras você pesquisasse descontos? Já indiquei aqui no blog um site específico para cupons de desconto, o Cupom Válido (nesse post aqui ensinei como usar). Lá tem descontos de uma infinidade de sites (tem de tudo mesmo):  lojas de roupas, semijoias, capinhas de celular, eletrônicos, móveis, produtos de cabelo, maquiagens, sapatos, casa e construção, farmácias, etc. Até para hotéis e passagens aéreas tem cupons de desconto também. 

Você pode ver a lista de todos os sites que possuem cupom de desconto no Cupom Válido aqui



4. Ter noção de tudo que já tem de roupas, sapatos e acessórios antes de comprar coisas novas.

Uma das coisas que mais me fazia perder dinheiro era sair comprando por impulso. Antes de comprar responda à essas perguntas: "Por que quero comprar? Vou conseguir combinar esse item com outras peças do guarda-roupa e usar mais de uma vez?"

Uma coisa que tenho feito muito ultimamente é olhar tudo que tenho no guarda-roupa e buscar ideias de looks no Pinterest com a peça que estou pensando em comprar. Vejo a quantidade de combinações que consigo fazer e salvo numa pastinha, assim não falta ideia de look e também já sei o que preciso comprar, não gasto com o que não vai agregar em nada no meu guarda-roupa.

5. Comprar em sites de produtos usados, grupos de Facebook e perfis de Instagram de desapegos.

Enjoei, Mercado Livre, OLX, grupos de Facebook e até mesmo os perfis de "desapego" no Instagram, são ótimas opções para fazer compras sem gastar muito.



6. Aproveitar os períodos de promoção!

Black Friday, aniversário da loja, mudança de estação e até mesmo o mês do seu aniversário, podem render ótimos descontos se você se programar para comprar nesses períodos.

7.  Pesquisar sobre o produto antes de comprar.

Quem nunca se arrependeu daquele creme super caro e que não cumpriu a sua função? Ou aquela make que parecia ser maravilhosa mas não é NADA pigmentada? Comprar um produto que não funciona faz com que a gente gaste dinheiro duas vezes: com o produto ruim e depois com outro produto que atenda às nossas necessidades. Se a gente não pesquisa, as chances de fazer uma compra ruim é grande.

Para diminuir os riscos é importante pesquisar resenhas do produto, procure diversas opiniões, veja os prós e os contras e decida se vale a pena para você, assim os riscos de arrependimento são menores e você acaba economizando e evitando problemas.

 Dica extra: "Já comprei por impulso e me arrependi, e agora?"

É só seguir a dica 5, só que ao contrário! :) Venda através do Enjoei, Mercado Livre ou qualquer site do tipo. Nesses sites você nem precisa se esforçar muito para vender porque eles já tem milhões de acessos todos os dias, é só preencher todas as informações e usar palavras-chave para que encontrem mais rápido aquilo que você está vendendo. Para não precisar pagar taxas sobre suas vendas você pode usar os grupos de vendas da sua cidade ou criar um perfil de "desapegos" no Instagram (lá somente roupas, sapatos e acessórios são mais fáceis de vender), assim você consegue "recuperar" parte do seu dinheiro e investir em outras coisas.

Veja também:

0 comentários