Viram a novidade? Finalmente o blog tem domínio próprio! Na verdade já era para ter comprado há um tempo, mas estava insegura de compra...

Como configurar domínio Godaddy no blogger

3 Comentários
Configurando domínio Godaddy no Blogger

Viram a novidade? Finalmente o blog tem domínio próprio! Na verdade já era para ter comprado há um tempo, mas estava insegura de comprar e dar algum problema e acabei adiando. Depois de muuita pesquisa escolhi comprar na Godaddy e não tive nenhum problema, foi tudo bem rapidinho: dia 24 fiz a compra e dia 27/04 já estava tudo pronto, só faltava configurar. (Obs.: o domínio foi liberado só 3 dias depois porque paguei via boleto, para outras formas de pagamento pode ser que seja mais rápido).

Agora vamos direto ao assunto de hoje: vou mostrar para vocês como configurar o domínio Godaddy e o "Naked Domain" (vou explicar o que é esse termo ao longo do post e vocês vão entender porque é importante configurá-lo também). Vamos ao tutorial? 

Importante: Clique em cima da imagem para visualizar melhor.

Depois que a compra for confirmada você receberá um email confirmando a liberação do domínio, lá terá um link para você logar no site da Godaddy.

1- Vá em "Meus domínios" e lá clique na símbolo indicado na imagem abaixo e depois em "Gerenciar DNS".


2- Após isso aparecerá a janela "Registros", mas não vamos mexer nela por enquanto, deixe ela aberta e vamos ao próximo passo.



3- Agora vá no painel do Blogger e clique em "Configurações", "Básico". Em "Endereço do blog" digite o link do seu blog e clique em "Salvar". Vai aparecer uma mensagem de erro como na imagem abaixo, mas não precisa se preocupar porque é normal e no final do tutorial vai estar tudo certo. Esse código que marquei com vermelho na imagem é o que vamos usar agora.


4- Agora coloque esse código exatamente como na imagem abaixo: lá no terceiro CNAME e clique no lápis para editar, vai aparecer "Host" coloque aí o "www". Em "Aponta para" coloque "ghs.google.com", não esqueça de clicar em "Salvar".


5- No CNAME do meio coloque esse segundo código que apareceu no erro do blogger.


Obs.: o segundo código que aparece é individual, por isso cobri o meu com a cor preta no print acima. Copie a primeira parte (aquela que está embaixo do "www" que usamos anteriormente) e cole em "Nome completo". Depois disso copie a segunda parte (que está embaixo de "ghs.google.com") e cole em "Valor", como na imagem abaixo. Não esqueça de salvar.


6- Volte na janela do painel do blogger e clique de novo em "Salvar". Dessa vez ao invés de uma mensagem de erro aparecerá a mensagem "As configurações foram salvas com êxito". Tentei tirar print disso mas o aviso já estava sumindo e quase não dá para ver :/


Se você seguiu o tutorial certinho logo logo o domínio estará no ar. O meu demorou apenas uns 10 minutos, mas o de algumas pessoas podem demorar algumas horas.

Lembra que eu falei sobre Naked domain? Isso nada mais é que poder acessar o seu blog sem precisar digitar o "www". Parece uma coisa boba, mas isso pode fazer com que algumas pessoas não consigam acessar seu blog, ou seja, caso não seja configurado pode se tornar um empecilho para as visualizações do blog. Então para não perder nenhuma visualização, e consequentemente, um novo leitor no seu seu blog, siga essas instruções assim que você estiver com seu novo domínio funcionando:


➤ No seu painel na Goddady,  volte ao "Gerenciamento de DNS" e role para baixo até aparecer "Encaminhamento" como na imagem abaixo. Clique no lápis ao lado de "Domínio",


➤ Em "Encaminhar para" coloque o link do seu blog (o link novo dele, com o domínio novo, por exemplo, o meu coloquei assim: www.blogfernandadantas.com). Marque as outras opções extamente igual ao print abaixo. Salve essas alterações.



➤ Agora vá no painel do blogger de novo, em "Configurações", "Básico" e do lado do endereço do blog clique em "Editar".


➤ Marque a opção que eu destaquei em vermelho e depois salve a configuração e... pronto, já está configurado!


Espero que eu tenha explicado direitinho, qualquer duvida deixem nos comentários que eu vou responder, tá bom?

Beijos e até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:
Instagram ♥  Fanpage ♥ Twitter




Veja também

3 comentários:

  1. Eu também configurei o meu dominio godaddy sozinha, e não tive grandes problemas.
    Eu inclui alguns códigos que permitem que o meu blog seja achado sem colocar o .com .. e deu certo tbm



    Blog Charmosas Ideias💡 Canal CI💡Fanpage CI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Analu! Bem simples de fazer né?
      Beijos <3

      Excluir
  2. Fernanda você é uma querida! Obrigada pela ajuda! Os posts que achei estavam desatualizados e o seu foi o melhor e mais atual! Consegui configurar e adorei o blog! Estou seguindo, se quiser me seguir www.elavestepreto.com! Valeu mesmo! Bjus!

    ResponderExcluir