Já vi vários casos de pessoas que decidiram criar blog ou canal no youtube e que logo desistiram . Isso acontece porque rola uma certa i...

A vida real de blogueira

4 Comentários

Já vi vários casos de pessoas que decidiram criar blog ou canal no youtube e que logo desistiram. Isso acontece porque rola uma certa ilusão sobre o que é a vida de blogueira/youtuber. Muitos acham que ter um blog é muito fácil, não dá trabalho algum e num estalar de dedos surgem "presentinhos", dinheiro e reconhecimento, aí quando entram na blogosfera e veem que a realidade não é essa, desistem.

A verdade é que blogar não é esse mundo de glamour que as pessoas acreditam, antes de chegarem "no topo" todas blogueiras começaram de baixo e não foi fácil chegar lá onde estão hoje. Não é só sentar na frente do computador e em meia hora produzir um post, postar e tudo certo. Aliás, um bom post não fica pronto em apenas meia hora, leva tempo escolher pautas, escolher imagens ou fotografar (dependendo do post), editar as imagens, escrever, revisar texto... Sem contar que ser blogueira não é somente cuidar de um blog: é preciso atualizar todas redes sociais, divulgar em todas elas, responder comentários e dúvidas, estudar SEO, e etc.


Para quem quer entrar nesse meio o conselho é: não entre nisso pensando que vai ganhar rios de dinheiro ou vários "presentinhos". É preciso muita dedicação e gostar muito, mas muuito mesmo de blogar.

Aliás, parceria não é ganhar "presentinho" de graça, é uma troca de serviços: a blogueira "ganha" o produto para divulgá-lo e trazer retorno para a empresa, e muita gente não entende isso e cria blog, canal/fanpage/instagram com a intenção desesperada de ganhar algo logo de cara, o que acaba meio que "queimando o filme" de quem leva esse trabalho a sério.


Outra coisa que faz parte da vida de quem tem blog é tentar conciliar estudos, trabalho, cuidar da casa e etc. Muitas e muitas vezes faço as postagens do blog de madrugada porque é o único horário que não tenho nenhuma interrupção.


Lembram que eu disse que é preciso gostar muito, muito e muito de blogar? Vou explicar um dos porquês disso agora: uma das coisas negativas dos blogs é a inconsistência de acessos. Num dia você tem milhares de views em um post que nem imaginava que iria fazer sucesso, no outro você capricha ainda mais na produção de um post e ele não consegue nem metade das visualizações que imaginou que teria. Por isso, temos que manter a frequência de postagens e divulgação, o que significa que não existem férias. Ou seja se você ainda não fatura com o blog vai ter que se dedicar o tempo todo (até nas férias, feriados, finais de semana) sem ganhar remuneração por isso.

Isso porque viver de blog é fácil né, gente? haha. Aliás, tem muuito mais coisas que eu poderia mencionar, mas o post ficaria longo. A intenção do post não é reclamar, porque eu realmente amo o que faço, passo o dia inteiro pensando no que posso fazer para melhorar, gosto da interação com leitores, de conhecer gente legal por causa do blog... Enfim, gosto de tudo! O que eu quero mostrar é que muitas pessoas julgam um trabalho sem saber o que tem por trás dele.

Se você ainda quer ser blogueiro ou blogueira mesmo após de saber como realmente é, seja bem-vindo (a) ! Tenha paciência e determinação que com tempo e esforço o resultado vem!

Tem alguma blogueira aí? O que acham dessa "glamourização" da vida de blogueira? Me contem!

Me acompanhe nas redes sociais:
Instagram ♥  Fanpage ♥ Twitter


Veja também

4 comentários:

  1. Haha é exatamente assim mesmo, muita correria, pensa em o que postar o dia inteiro, fotos que vai fazer(apesar de não esta fazendo mais fotos, ainda penso muito para quando voltar) post para insta, twitter,página, são muitas coisinhas. Já vi vários blogs acabando por pessoas acharem que é fácil. Eu adorei seu blog, parabéns pela dedicação. Beijos!

    www.louisefernanda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria muuito que fosse fácil como dizem que é, haha.
      Obrigada, volte sempre! Beijos <3

      Excluir
  2. Pois é, Fernanda, só Deus sabe o nosso esforço para manter esse sonho de pé. Ser blogueira não é fácil, mas quem disse que seria, não é mesmo?

    Um abraço e parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuito esforço para manter esse sonho, que é bem difícil, de pé. O importante é nunca desistir!
      Obrigada, Tayná!
      Bjs

      Excluir