(Imagem: Pinterest) Antigamente eu não era tão cheia de cuidados com o meu cabelo, mas há algum tempo resolvi descolorir e precisei in...

Para ter um cabelo saudável: Cronograma capilar

0 Comentários
(Imagem: Pinterest)
Antigamente eu não era tão cheia de cuidados com o meu cabelo, mas há algum tempo resolvi descolorir e precisei iniciar uma rotina de cuidados para que ele ficasse saudável. E foi  assim que comecei a pesquisar receitas caseiras e coisas que eu podia fazer, ou deixar de fazer, para ajudar na saúde dos meus fios.

Sendo assim, vim compartilhar com vocês, coisas básicas que eu aprendi, que são úteis para o meu cabelo e que podem ajudar vocês de alguma forma:

Acho que a coisa mais importante que aprendi sobre cabelo foi o cronograma capilar. Todo mundo sabe que fazer um cronograma é ótimo para que o cabelo receba todos os nutrientes que precisa, mas é importante que ele seja adaptado as suas necessidades. Por exemplo: Um cabelo que passou por uma descoloração recente exige um cronograma diferente, uma reconstrução a cada 15 dias, já que passou por danos. Em um cabelo sem química não seriam necessárias duas reconstruções no mesmo mês, já que ele não está danificado.

Mas como saber do que o cabelo precisa?

Dá para perceber o que os fios precisam de acordo com os problemas que eles apresentam. Quando falta hidratação o cabelo fica ressecado e sem brilho, já quando ele apresenta frizz, falta nutrição. Quando o cabelo está fino, elástico ou ralo é porque provavelmente falta reconstrução.

Agora que você já sabe o que o seu cabelo precisa, é importante comprar os produtos certos para cada fase do cronograma capilar. Para isso eu geralmente olho os componentes no rótulo do produto, eles estão escritos na ordem de maior concentração para a menor. Então se uma máscara possui mais componentes de hidratação, ela é considerada hidratante, se ela possui mais componentes de nutrição, ela é considerada nutritiva ... (Espero que não tenha ficado difícil de entender :p)

Para vocês conseguirem identificar se a máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução vou deixar aqui alguns dos nutrientes separados por fase do cronograma, mas existem muito mais do nutrientes do que os listados aqui, então é legal pesquisar os componentes e montar uma tabelinha para quando precisar comprar suas máscaras capilares. (Se quiserem posso fazer um post só sobre esse assunto.)

Para hidratação: Aloe vera, glicerina, silicones, álcool modificado, lanolina, jaborandi e vitaminas.

Para nutrição: Os óleos fazem parte dessa fase do cronograma. Argan, ojon, óleo de coco, rícino, etc. Também fazem parte a manteiga de cacau, de karité e etc.

Para reconstrução: Aminoácidos, queratina, creatina, cisteína, colágenos, arginina, etc.

Fiz essa tabela com o cronograma que é mais usado para quem está começando, para que vocês tenham uma base. Aos poucos é só ir mudando para a sua necessidade.


Pronto, agora é só montar o seu cronograma e seguir direitinho que seu cabelo vai ficar lindo e saudável.

Por hoje é só, dependendo do feedback de vocês posso fazer vários posts sobre cabelos, é só deixar nos comentários as dúvidas de vocês, AMO falar sobre isso, então vai ser bem legal dividir as minhas experiências sobre esse assunto. Aah, tô pensando também em fazer um projeto rapunzel aqui no blog, o que vocês acham?

Beijos e até o próximo post!




Veja também

Nenhum comentário: